ensino Fundamental - Anos Finais

Aqui temos algumas dicas de como complementar a educação nessa fase tão importante

Projeto Monitoria

Nós, da Rede Decisão, prezando imensamente pela qualidade e excelência acadêmica, criamos o Projeto Monitoria, voltado para alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio no contra turno escolar; através deste, realiza-se uma roda de estudos semanal focando nas disciplinas e conteúdos capazes de atender às expectativas e necessidades das turmas naquele período.

Faz-se importante salientar que o monitor é o próprio aluno, proporcionando a este uma oportunidade de desenvolvimento do protagonismo, liderança, oratória e demais habilidades fundamentais para o sucesso na vida acadêmica atual e futura.

Evento Cultural

Uma das principais funções da escola é ampliar o repertório cultural de seus alunos através de atividades pedagógicas. Pensando nisso, a Rede Decisão realiza anualmente o Evento Cultural em todas as suas unidades; tal projeto segue as diretrizes temáticas da Unesco de acordo com o ano vigente, tendo como objetivo apresentar às famílias e colaboradores pedagógicos trabalhos pensados e realizados em prol do tema – para cada turma do Ensino Fundamental – anos finais – com base em uma disciplina específica (o professor da disciplina escolhida pela turma será também o seu orientador).

 

Olimpíadas Escolares

Com o objetivo de expandir as experiências acadêmicas de nossos alunos, a Rede Decisão incentiva suas unidades a participarem de algumas olimpíadas escolares anualmente, tais como a OBA, Canguru de matemática, ONHB, entre outas. Assim, as olimpíadas buscam promover uma competição saudável entre os estudantes de forma a estimular o hábito de pesquisa, estudo e trabalho em grupo.

*O projeto será realizado para alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental – anos finais.

Celebração Trimestral

A Rede Decisão entende que momentos de celebração são extremamente essenciais para refletirmos acerca das nossas conquistas, promovendo um clima de parabenização e incentivo com relação ao planejamento das metas futuras. Por isso, organizamos, trimestralmente, uma celebração para todos os alunos do Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio, cujo objetivo consiste em premiar destaques do mês nos seguintes projetos:

Desafio Zero: serão premiados os alunos que obtiverem 100% de presença no trimestre (por turma);

Avaliações externas: serão premiados os alunos obtiverem os melhores resultados nos simulados do trimestre (por turma);

Avaliações internas: serão premiados os alunos obtiverem os melhores resultados na média das avaliações do trimestre (por turma);

Olímpiadas escolares: serão premiados os alunos que se destacarem nas competições. 

Avaliações

Tal segmento possui quatro tipos de avaliação:

  1. Avaliações internas: realizadas remotamente, a partir de 2021, via plataforma Google – estas abarcam o conteúdo ministrado em sala de aula, focando sempre em extrair uma construção crítica e lógica de resposta do aluno;

  2. Avaliações externas e diagnósticas: realizadas em conjunto com os sistemas de ensino, dependerão das diretrizes de saúde para definição do modelo remoto, presencial ou outro – estas abarcam o conteúdo que deve ser ministrado em cada série, por disciplina, de acordo com as normas da BNCC;

  3. Produções específicas: realizadas em formato remoto ou presencial (a depender do modelo de aulas vigente), competem a trabalhos ou projetos que devem ser elaborados pelos alunos, os quais estarão sempre pautados nos conteúdos abordados em sala de aula e que possuem maior liberdade de metodologia, isto é, é possível que o professor trabalhe com filmes, livros, pesquisas, vídeos e etc. a fim de se estimular maior repertório às turmas;

  4. Orientação de estudos: realizadas diariamente pelos alunos, uma vez que “aula dada, aula estudada hoje”, as lições de casa compõem a média do boletim e auxiliam imensamente no processo de ensino-aprendizagem das turmas – as orientações encontrar-se-ão nas plataformas dos sistemas de ensino, previamente orientadas pelos professores ao final de cada aula.

  • Provas substitutivas: em caso de ausência no dia da avaliação interna, o aluno terá a oportunidade de realizar uma prova substitutiva (também em formato remoto, através da plataforma Google). Caso a ausência seja justificada, o atestado médico poderá ser entregue até a data de realização da prova, se porventura não houver atestado médico justificando a falta, será cobrada uma taxa via boleto. Já em relação às avaliações externas, não há possibilidade de tal substituição, entretanto, alunos que apresentarem faltas justificadas não terão prejuízo na composição da média final.

  • Exames: para casos em que o aluno não alcançar a média 6,0 (seis) ao final de cada um dos dois primeiros trimestres, será aplicado um exame parcial, o qual abordará o conteúdo trabalhado em sala de aula. Já no terceiro trimestre, o aluno que não obtiver média anual igual ou superior a 6,0 (seis) em qualquer matéria, realizará o exame final após exercícios e atividades de preparação juntamente aos professores.

Grade de notas

Grade de Notas - SAS

Grade De Notas - Anglo

Ferramentas Educacionais

A fim de que alunos e professores tenham uma experiência completa em sala de aula, nós utilizamos algumas plataformas educacionais que contam com uma moderna estrutura tecnológica, bem como fácil acessibilidade e estética referência de mercado, simplificando, pois, a rotina do processo de ensino-aprendizagem de nossas turmas.

Para o Ensino Fundamental – Anos Finais usamos as seguintes plataformas:

Matriz Curricular

Aqui está a Matriz Curricular que montamos para proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais um ensino de qualidade que abrange as inteligências múltiplas e ajuda as crianças a desenvolver habilidades socio-emocionais e educacionais

Grade das Aulas

*A Rede Decisão se reserva ao direito de alterar o documento mediante mudanças devido ao cenário de pandemia.

 

Separar por Unidade 

CALENDÁRIO 2022

Calendário SP- SAS

Separar do sistema de ensino

Calendário SP - Anglo

separar por sistema de ensino

Calendário MG - SAS

Separar do sistema de ensino

Calendário MG - Anglo

separar por sistema de ensino