Blog da Família

Conheça 11 tarefas para aprender a ler que os pais podem fazer com os filhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A leitura faz parte da nossa vida desde os nossos primeiros anos e nos acompanha ao longo dos estudos, em momentos de lazer e em nossas carreiras. 

Mas para as crianças que estão começando essa caminhada isso pode se tornar algo muito difícil. Por isso existem tarefas para aprender a ler com mais facilidade. Na internet, inclusive, é possível encontrar algumas atividades que podem ajudar os pais na alfabetização dos filhos em casa.

Claro que elas não descartam o papel importante que a escola tem, mas servem como um complemento para acelerar o aprendizado e tornar a leitura uma experiência positiva para as crianças. 

Vamos conhecer quais são elas agora?

Tarefas para aprender a ler

Fazer com que os filhos se interessem pela leitura desde pequenos pode ser um grande desafio para os pais, mas com a ajuda de algumas atividades simples, esse processo se torna divertido e criativo, proporcionando uma experiência positiva para as crianças.

1. Aprender cantando

Essa é uma tarefa bastante divertida que os pais podem utilizar para ensinar os filhos a ler. As crianças adoram músicas que contam historinhas. Portanto, solte a voz junto deles. Além de espantar os males, o ato de cantar estimula a criatividade e o raciocínio lógico. 

2. Atividades para colorir

Para este exercício os pais vão precisar recorrer ao apoio de livros infantis para colorir ou fazer essa busca na internet para imprimir. Mas atenção quanto à indicação da faixa etária e ao nível de aprendizado em que os filhos estão. Desenhos com as letras do alfabeto são ótimas indicações para as crianças que estão começando a ler. 

Leia também: Aprenda 14 atividades com a família bem simples de fazer!

3. Caça-Letras

Lembra os desafios de caça-palavras? Essa atividade é muito semelhante, mas para fazer este exercício, os pais devem entregar uma folha contendo as letras do alfabeto de forma embaralhada para os filhos. Em seguida, as crianças devem ir colorindo cada uma delas em sequência. Isso permite que elas assimilem todos os elementos do alfabeto.

4. Caça-Palavras

O próprio jogo de caça-palavras também é um excelente material pedagógico para incentivar a leitura. Nele, as crianças precisam encontrar as palavras em um emaranhado de letras. Vale lembrar novamente, que o nível de dificuldade deve estar de acordo com a idade dos filhos. Essa atividade auxilia na concentração e a pensar de forma lógica. 

5. Cartazes com palavras

A ideia dos cartazes é fazer com que as crianças memorizem letras e palavras. Os pais podem fazer os painéis utilizando cartolinas, quadros e outros materiais, assim como as letras do alfabeto também podem ser feitas com vários elementos. E não tem problema ficar com letras iguais sobrando, isso é até ideal. Assim, as crianças também podem aprender a formar palavras.  

6. Formação de palavras

Essa atividade pode fazer um gancho com a ideia dos cartazes. Neste caso, os pais precisam colocar alguns desenhos como animais, objetos, frutas, etc e o nome deles de forma “solta”. Assim a tarefa dos filhos é associar as palavras com as respectivas imagens. Isso vai despertar o interesse das crianças em aprender muito mais! 

7. Leitura compartilhada

A leitura compartilhada já exige que a criança tenha certo domínio para ler. Dessa maneira é possível que os pais leiam um livro com os filhos em voz alta. A dinâmica pode ser ainda mais interessante quando existir o revesamento com cada um para ler um parágrafo, uma página ou um capítulo, por exemplo. Mas se as crianças estiverem iniciando na leitura, os pais podem optar por livros com pouco texto e mais gravuras e ir aumentando o nível de complexidade de forma gradual. 

8. Sopa de letrinhas

A hora de alimentar também pode usada para inserir a criança no mundo da leitura. Alguns tipos de macarrão possuem todas as letras do alfabeto. Assim, os pais podem pedir para os filhos formarem quais palavras eles vão colocar na sopa, como o nome deles ou uma fruta, por exemplo. Mas não precisa focar somente nesse tipo de massa. Outros materiais educativos facilmente encontrados no mercado como borracha e EVA podem ser utilizados. Dessa maneira a sopa de letrinhas pode ser feita de forma lúdica e bastante divertida! 

9. Utilizando imagens

A tecnologia pode ser uma grande aliada neste momento. Mostrar para as crianças algumas imagens e desenhos da internet e depois pedir para que elas associem com palavras e até a digitação dela é possível sim. Os pais podem, por exemplo, colocar as imagens de animais e objetos em um documento de texto, logo abaixo escreverem o nome deles em caixa alta e pedir para que as crianças façam o mesmo utilizando o teclado.  

10. Utilizando um dicionário infantil

Por ter um caráter mais didático, o dicionário infantil pode ajudar bastante no aprendizado das crianças. Quando elas se depararem com uma palavra desconhecida, poderão fazer essa consulta com os pais e descobrir o que ela significa.

11. Visitar bibliotecas

Outra tarefa muito legal para ser feita com os filhos é levá-los em bibliotecas, mas especificamente na seção infantil, seja pública ou para comprar algum livro que desperte sua atenção na loja. As crianças se encantam com a quantidade de livros que as bibliotecas possuem e dessa forma se familiarizam desde cedo com a leitura. 

Durante a alfabetização dos filhos, o incentivo dos pais é fundamental. Isso faz com que as crianças aprendam com tranquilidade e diversão e se interessem pela leitura cada vez mais. 

Também é muito importante que os pais não pressionem os filhos, pois cada um vai ter um ritmo próprio para aprender algo e ao contrário de estimulá-los, pode tornar este momento traumático para eles.  

Gostou de aprender sobre as tarefas para aprender a ler com os filhos? Continue sabendo mais deste assunto com o nosso artigo Brincadeiras lúdicas: conheça seus benefícios e veja 7 exemplos. Você vai adorar!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor