Blog da Família

Os benefícios de criar uma rotina para as crianças e 5 dicas para começar essa tarefa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Será que a rotina para as crianças ajuda ou atrapalha?

Criar uma rotina, desde cedo, colabora e muito para que elas cresçam mais confiantes e independentes. Quando elas sabem o que vai acontecer durante o dia e a repetição dos eventos faz com que elas tenham a sensação de conforto e segurança.

Mas colocar isso em prática não costuma ser tão fácil, pois a correria do dia a dia e a falta de tempo dos pais podem atrapalhar no estabelecimento de uma rotina com os filhos. 

No entanto, adotar alguns hábitos e regras no cotidiano podem se tornar tarefas simples, principalmente quando as crianças podem colaborar mais nos acordos e nas atividades dentro de casa, como tomar banho e estudar, por exemplo.  

Agora, vamos saber por que estabelecer uma rotina é importante, seus benefícios e 5 dicas simples de atividades rotineiras para incluir os filhos? 

 

A rotina para as crianças é importante?

Muitos pais devem se perguntar “Mas as crianças precisam ter rotina?”. E como, pais! Criar uma rotina de atividades traz para elas mais organização para a vida, desenvolve a independência e a autonomia, e também ajuda na tomada de decisão em muitos momentos como o de estresse e o de correria.  

Mas existe uma diferença, pois a rotina deles não pode ser comparada à nossa. Eles não podem se sentir sobrecarregados. E como ainda são crianças, também precisam ter tempo para brincar, descansar e ter outras atividades sem programação prévia, como ir à casa de um coleguinha, por exemplo. 

Dessa forma, ao montar a agenda dos filhos, tenha calma e paciência. Opte por incluir atividades que possam ser cumpridas, sem elaborar horários apertados e esquecer da diversão deles. 

Quais são os benefícios para os pais em criar uma rotina para as crianças?

Estabelecer uma rotina para os filhos não traz benefícios somente para eles. Os pais também obtêm muitas vantagens com a aplicação dela. 

A primeira delas está relacionada com a segurança, uma vez que as crianças estarão mais cientes e seguras em momentos de despedidas. Isso acontece quando os pais vão trabalhar ou quando entendem que é hora de ir embora da casa de alguém, por exemplo. 

Dessa forma, elas passam a compreender algumas regras e a assimilar determinados horários. 

Quando os filhos são maiores, a rotina os tornam com maior senso de organização e responsabilidade, realizando, por exemplo, seus próprios horários de estudos e auxiliando nas atividades e obrigações de casa.  

Além disso, a rotina colabora na organização de toda a família, como nos horários para fazer as refeições, de tomar banho, na hora de dormir e acordar, etc. Isso possibilita que todos sejam mais cientes de seus deveres e também ajuda a aproveitar melhor os momentos juntos.

5 Dicas para criar uma rotina para as crianças

Como vimos, a rotina pode ajudar a tornar a vida das crianças mais tranquila e organizada, seja no ambiente familiar e também fora dele. Pois, por meio dessa organização, elas poderão prever o que acontecerá e irão se adaptar, quando possível, à próxima atividade do dia. 

Leia também: 7 dicas de economia financeira para oferecer uma melhor educação aos filhos! 

Os pais também precisam ter em mente que, ao planejar a rotina para as crianças, devem respeitar as singularidades de cada um. 

Abaixo, separamos algumas dicas para começar a colocar a rotina em prática e que podem ajudar neste momento:

1. Hora de dormir

A hora de dormir é a primeira ideia de rotina que as crianças precisam ter, assim, elas passam a saber a diferença entre o dia e a noite.

Por isso, quando as sonecas forem feitas durante o dia, elas devem sempre acontecer em ambiente claro, mas sem evitar barulhos ou mudar a rotina da casa, já que as atividades acontecem durante o dia.   

Para o sono da noite é importante que os pais façam com as crianças a “higiene do sono”. Ela é feita com um banho relaxante ou lendo uma história. Nessa hora, o quarto precisa estar com pouca luz e sem ruídos pela casa.

2. Hora de alimentar

É importante que os pais estabeleçam horários para as refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, e também quanto aos lanches intermediários. 

Além disso, é muito saudável comer com toda a família reunida à mesa e degustando alimentos variados. Essa é uma grande oportunidade para conversar e ver como as crianças estão se desenvolvendo. Aproveito o tempo para discutir sobre alimentos preferidos deles e até mesmo pensar no cardápio do dia ou da semana seguinte.  

3. Cada coisa em seu horário

Os pais também devem ajudar os filhos a estabelecer a hora certa de acordar, de realizar as tarefas, ler, brincar e de dormir. 

Ao seguir tais horários, as crianças vão se sentindo acostumadas e vivenciando com mais naturalidade a sua própria rotina. 

Para iniciar, o uso de um quadro com desenhos e horários mostrando como será a ordem do dia pode ajudar a introduzir as crianças nessa dinâmica.

4. Organização dos espaços

Para auxiliar na hora de estabelecer a rotina para as crianças, também é importante ter um ambiente organizado. 

Por isso, os pais devem esclarecer aos filhos que as roupas usadas devem ser colocadas no cesto de roupas sujas, depois da diversão eles devem guardar os brinquedos e também podem e devem auxiliar nas tarefas domésticas, de acordo com as atividades que eles conseguem fazer, como arrumar própria cama, por exemplo. 

5. Flexibilidade

Levando em conta todas essas dicas, também é importante lembrar que rigidez e excesso não irão fazer bem. Afinal, sempre vai ocorrer de alguma coisa sair da rotina estabelecida e isso é normal. 

O que vale é  buscar as possíveis soluções para criar hábitos saudáveis ao estabelecer uma rotina, pois ela deve ser benéfica  para todos! Entendeu como estabelecer uma rotina para as crianças é necessário e como é possível planejá-la propondo pequenas atitudes no dia a dia? Agora, se você precisa de ajuda para fazer outras tarefas com os filhos, veja nosso artigo com 9 dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos e terem melhor desempenho escolar!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor