Blog da Família

O que você precisa saber sobre o Novo Ensino Médio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quando falamos sobre entender mais acerca do Novo Ensino Médio, é necessário falar de carga horária, modelos e métodos de aprendizagem. Nessa página, iremos explicar tudo sobre este novo modelo  e como vai funcionar nas escolas da Rede Decisão.

Muito se fala  sobre o Novo Ensino Médio, no entanto,  o que ele é na realidade? Como funciona? Como será aplicado nas escolas e na Rede Decisão? 

O Novo Ensino Médio  é uma proposta curricular obrigatória que visa aproximar o estudante do mundo do trabalho, permitindo ter todos os conhecimentos básicos e a possibilidade de escolher as áreas de maior interesse para se aprofundar e, assim, ampliar seus estudos. Este novo modelo de aprendizagem  tem foco na escolha das áreas de interesse, na atuação ativa na escola e na definição do Projeto de Vida de cada estudante. Ajudando-os a se prepararem para conquistar maiores oportunidades no mercado de trabalho, além de aprofundar os conhecimentos exigidos pelas provas dos principais vestibulares do Brasil. 

Dentro da Rede Decisão, que sempre se preocupou muito com a formação de seus  alunos, não haverá grandes mudanças no que compete à carga horária, visto que já possui a grade mínima exigida. Um ponto importante a se destacar é como será constituída a matriz curricular, esta será dividida em Regular e Contraturno, o Regular engloba Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativo (IF) e, no período contraturno, as Eletivas. 

Existem dois tipos de eletivas: as profissionais e as acadêmicas. Cada uma possui uma dinâmica diferente e voltada para os interesses do aluno, entretanto, sempre pensando  em seu futuro. 

As optativas profissionais são voltadas diretamente para o mercado de trabalho. São ofertados dois cursos, sendo estes de Informática – foco em ensinar ao aluno noções avançadas em Tecnologia da Informação –  e de Administração – visa que o aluno saia da escola sabendo conceitos avançados em administração, apto para aplicá-los em diferentes setores do mercado.

As optativas acadêmicas são tópicos trabalhados em seu curso regular, contudo,  com um olhar especial para os mais concorridos vestibulares, ENEM e Olimpíadas Científicas regionais, nacionais e internacionais. São ofertados 9 cursos, sendo estes: Redação, Filosofia, Sociologia, Matemática, Física, Biologia, História, Direito e Cidadania e Educação Financeira. 

Segundo o Conselheiro Pedagógico da Rede Decisão, Francisco Pequê, “O Novo Ensino Médio traz uma proposta inovadora que é uma vantagem para os alunos, professores e família. Ele traz como grande proposta a autonomia dos alunos”.

Por fim, vale ressaltar que esse novo modelo que será aplicado em 2022 foi criado com o intuito de dar maior independência e autonomia aos alunos, portanto, fazendo com que os discentes aprendam disciplinas e conteúdos  que irão agregar ao seu futuro.

Para mais informações acesse o site da Rede Decisão e fique por dentro de todos os detalhes!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor