Blog da Família

Saiba para que serve a lição de casa e como os pais podem ajudar seus filhos a realizá-la

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sabia que os estudantes que fazem a lição de casa possuem um desempenho escolar superior? 

Essa foi a constatação feita pelo Grupo de Avaliações e Medidas Educacionais da Universidade de Minas Gerais (UFMG), que relacionou os resultados da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com essa prática de aprendizagem. Foi demonstrado que os alunos da quarta série do ensino fundamental que respondem às tarefas solicitadas pelos professores, têm um ganho de 21 pontos em língua portuguesa e 17 pontos em matemática. 

Ciente disso, qual a importância que os pais dão às atividades que os alunos levam para fazer em casa? Um fator importante é que elas não devem ser utilizadas para preencher o tempo deles, mas devem ser consideradas como uma forma de ampliar o conhecimento sobre os conteúdos tratados em sala de aula. Além disso, elas permitem aos alunos saberem sobre seu próprio progresso. 

Acompanhe este artigo e saiba para que serve a lição de casa e algumas orientações aos pais na hora de envolver os filhos para tirar o melhor proveito deles diante dessa tarefa. 

 

Para que serve a lição de casa para os professores?

Antes de tudo, é preciso esclarecer que as lições são atividades que exigem bastante planejamento e trabalho do professor, tanto no momento de desenvolvê-las quanto para comentá-las com os alunos. Sendo assim, elas têm o seu devido papel no processo de aprendizagem. 

Portanto, com relação ao ensino, ou seja, para os professores, a lição de casa serve para:

1. Avaliar a forma de ensinar

Engana-se que pensa que os professores só avaliam os alunos na hora da prova. A lição de casa também é um norte para que eles possam verificar se os estudantes foram capazes de fixar determinado conteúdo com o método de ensino utilizado. Assim, é possível rever e alterar as estratégias na hora de passar o conhecimento. 

2. Identificar o conhecimento dos alunos

Analisando a correção da lição de casa com os alunos e verificando quais foram os erros e acertos, os professores podem identificar quais pontos necessitam ser retomados, mas dessa vez, partindo de uma abordagem diferente. 

Por outro lado, também serve para verificar se os estudantes realmente fixaram o conteúdo e podem progredir na matéria. 

3. Rever o planejamento das aulas 

A lição de casa também permite aos professores acompanharem quais conteúdos e didáticas podem ser incluídos ou modificados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. 

Para que serve a lição de casa para os alunos?

Já para os estudantes, a lição de casa tem outro papel importante. Ela refere-se à tomada de consciência de que os erros não podem ser vistos como problemas e são tão importantes quanto os acertos. 

Pois, somente assim, eles serão capazes de entender o que deve ser buscado na aquisição do seu próprio conhecimento. 

Então, com relação aos alunos, a lição de casa serve para:

1. Estudar e praticar as habilidades aprendidas 

A lição de casa tem o papel de estender a prática desenvolvida em sala de aula. Os estudantes precisam se familiarizar com os saberes e verificar por quais maneiras eles podem resolver uma questão. Isso faz com que se apropriem dos conteúdos e também possam realizar novos desafios praticando diferentes habilidades e raciocínios.

2. Desenvolver autonomia e responsabilidade

Por se tratar de um momento que não possui a tutoria de um professor, na maioria das vezes, os alunos devem lidar sozinhos com os conteúdos em casa. 

Portanto, isso exige deles bastante organização, empenho, qualidade e o cuidado com prazo e datas de entrega das tarefas exigidas pelos professores. 

3. Refletir sobre a própria formação

 

Ao realizar a lição de casa, os estudantes podem constatar quais conhecimentos já ficaram bem entendidos e outros que ainda precisam de mais busca e atenção. Eles podem e devem tirar suas dúvidas com os professores, trocar informações com os colegas, usar outros materiais de apoio, realizar mais atividades sobre o conteúdo, etc.  

Como os pais podem orientar os filhos na lição de casa? 

Sendo uma atividade realizada no ambiente de casa, é inevitável que os pais se sintam envolvidos e ajudem seus filhos. E isso é realmente muito bom! 

Porém, nem sempre sabemos se devemos ajudá-los a concluir uma lição ou se devemos deixar que eles a entreguem incompleta. É normal que existam essas dúvidas, mas isso vamos abordar adiante.

A primeira orientação é ajudar os filhos a criar uma rotina de estudos, determinando horários para a realização das tarefas e claro, não esquecer de equilibrar isso com momentos de lazer. Vale lembrar, também, da importância de um local iluminado, silencioso e com espaço para a criança dispor os materiais necessários para estudar.

Veja agora outras orientações para os pais obterem maior proveito ao ajudar os filhos na lição de casa: 

1. Acompanhe sem interferir

Ao notar que os filhos cometeram um erro, apenas sugira que eles revejam o material de estudo, as anotações feitas ou releiam o livro com o conteúdo. Eles mesmos precisam detectar suas falhas. 

Mas se ainda sim, isso não acontecer, diga a eles para expor essa dúvida ao professor. Além de que, os pais não são obrigados a ter total domínio sobre os conteúdos ensinados na escola, certo?

Portanto, busque ajudar somente quando houver algum pedido expresso para isso, quando é solicitado alguma pesquisa ou entrevista com os próprios pais, por exemplo.

Leia também: 9 dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos e terem melhor desempenho escolar!

2. Não castigue os filhos por uma tarefa não feita

Críticas, castigos e ameaças nunca foram incentivos. Ao contrário, essas atitudes tornam os filhos ainda mais inseguros e tensos com os estudos.

Os pais devem sempre mostrar confiança na capacidade deles em se organizar e desempenhar o papel de bons alunos. 

Busque fazer elogios às suas produções, esforço e capricho com que executaram uma tarefa. Isso os estimula a melhorar sempre! 

3. Faça com que eles se interessem por estudar em casa

Para isso, bastam gestos muito simples, como perguntar para os filhos como foi o dia na escola e o que eles estão aprendendo. Uma dica para incentivá-los é fazer comentários sobre os conteúdos e contar suas próprias experiências relacionadas ao tema, quando isso for possível.

E por fim, não julgue a relevância ou o nível das atividades como algo muito difícil. Isso faz com que eles deixem de realizá-las e, consequentemente, trará resultados negativos no seu aprendizado e também no trabalho planejado pelo professor.  
Entendeu como a lição de casa é muito importante para os professores, pais e como ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos alunos? Agora, continue se informando com assuntos relacionados lendo nosso artigo e Aprenda 14 atividades com a família bem simples de fazer!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor