Blog da Família

Os benefícios da interação família e escola no processo de aprendizagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sabia que o espaço de aprendizagem não pode ser visto somente na sala de aula e que tampouco a participação da família ocorre de forma isolada em casa?  

A interação família e escola no processo de aprendizagem tem reflexos muito importantes, pois ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento dos alunos. 

Essa relação vai exigir um trabalho conjunto entre as partes. Da escola ao oferecer o espaço para a participação dos pais e destes ao colaborar com o planejamento e a gestão da aprendizagem dos seus filhos, e até mesmo auxiliando com as práticas pedagógicas escolares. 

Se o assunto te interessou, então continue lendo este artigo para conhecer os benefícios que essa interação podem trazer para o aprendizado do seu filho.

A família

Sabe-se que os pais possuem uma carga grande de trabalho ao criar os filhos junto às jornadas extensas de trabalho, inclusive as que são feitas em casa. 

Mas apesar do esforço, quando existe a participação ativa da família na vida escolar de seus filhos, eles irão se sentir mais apoiados e acolhidos, e consequentemente irão demonstrar maior interesse em aprender. 

Ademais, existem muitas práticas que os pais podem realizar para interagir melhor com a escola. 

A escolha de uma delas é um ótimo começo, e deve estar alinhada conforme os ideais e desejos dos pais, ao verificar como é feito o trabalho pedagógico e a qualidade educacional vista ali. 

Outro ponto muito importante é que a família precisa querer estar presente e disposta a colaborar com a escola. Aqui, vale a sugestão de propostas para complementar o ensino dos filhos, intervir no processo educacional quando for necessário, e principalmente, se interessar não somente pelo acerto, mas ao notar dificuldades surgidas ao longo de toda a aprendizagem. 

Leia também: 9 dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos

Visto alguns meios para que ocorra essa relação, confira alguns fatores benéficos na interação família e escola no processo de aprendizagem:

Mais segurança para os filhos 

Isso é perceptível logo na infância, quando a escola surge como algo desconhecido e de grande novidade para eles. Abre-se um mundo completamente novo, repleto de medos e também de possibilidades. Eles passam a  interagir com outras crianças e adultos e irão entrar em contato com diferentes estímulos e conhecimentos. E o apoio da família nesse momento é mais que fundamental. 

Desenvolve a autonomia e a responsabilidade

A família pode auxiliar no processo de aprendizagem dos filhos ao acompanhar atividades e trabalhos que são realizados por eles. Assim como encorajá-los no desenvolvimento das tarefas com responsabilidade. 

Amplia o saber

Os pais são os principais responsáveis pela educação dos filhos. Dessa forma, devem colaborar com a aquisição do saber, permitindo que eles se descubram como indivíduo e se socializem para desenvolver as relações afetivas e cognitivas. Cabe também o incentivo ao estudo, leitura, conhecimentos diversos e apresentar a eles as muitas perspectivas de mundo e seus possíveis caminhos a trilhar.  

Valorização da educação

Uma família ativa no processo de aprendizagem dos filhos, além de priorizar seus estudos e conhecimento, também atua em suas conquistas futuras. Lembra o ditado “Você colhe aquilo que planta.”? Esse é um dos investimentos mais certos a serem feitos na vida.  

Melhora o comportamento dos alunos

Quando família e escola possuem uma boa relação, isso reflete na boa conduta e na facilidade tanto do ensino, quanto da aprendizagem dos filhos em sala de aula. 

Vale lembrar que o envolvimento entre família e escola não garante apenas uma maior qualidade na aprendizagem dos filhos no ambiente escolar, mas também inclui um permanente processo de desenvolvimento fora desse espaço.  

A escola

Como visto anteriormente, a interação família e escola no processo de aprendizagem afeta diretamente o desenvolvimento das crianças. E uma vez que os pais se tornam mais cientes e passam a colocar essas atitudes em prática, do outro lado, a comunidade escolar também precisa buscar meios para estreitar esses laços na conquista de uma boa educação.

A escola já tem ciência do seu papel em ensinar conteúdos das áreas do saber para a formação dos alunos. Mas ela também deve propor conhecimentos diversos e o desenvolvimento de habilidades científicas, artísticas e também profissionais. Nisso, ela pode acolher opiniões e sugestões vindas dos pais.

E quando ela atua propondo essa relação, também surgem fatores benéficos no processo de aprendizagem:

Entende melhor as demandas das famílias

Com o costume do diálogo e do debate de ideias com pais e responsáveis, a escola pode decidir por tomadas de decisão mais acertadas com relação ao ensino.

Reconhece as especificidades dos alunos

Construindo um relacionamento com a família, a escola saberá das necessidades e especificidades dos alunos, assim como as expectativas dos pais. E esse alinhamento deve se mostrar sempre aberto para que se possa fazer possíveis adaptações durante todo o percurso. 

Permite a contribuição da família no processo educacional

Esse fator aproxima os pais não apenas para a resolução de problemas, mas também em atividades, eventos, no combate a todos os tipos de preconceito e também em projetos pedagógicos da escola, por exemplo.  

Inova em metodologias de ensino

Uma vez que a escola procura ensinar novos saberes, ela também deve buscar acompanhar um mundo convergente e tecnológico. Dessa forma, ela aprimora sua didática, seus conteúdos e atividades.

Investe na comunicação eficiente

Isso se justifica porque os pais não possuem muito tempo para acompanhar de forma presente a rotina de estudos dos filhos. Assim, a escola procura se adaptar às novas ferramentas dinâmicas de comunicação, como aplicativos e sites, por exemplo, permitindo que a família tenha informações sobre a aprendizagem de seus filhos a qualquer hora e lugar. 

Por fim, esse trabalho em conjunto visa principalmente oferecer aos estudantes boas condições de desenvolvimento e aprendizagem, seja diante das dificuldades ou de seus próprios avanços e sendo dentro ou fora da escola. De modo geral, essa troca de informações é essencial para que ocorra melhorias de ensino contínuas.

Gostou de conhecer os benefícios da interação família e escola no processo de aprendizagem para a construção do saber e formação de um indivíduo? Então, continue acompanhando nossas postagens. Vamos abordar vários assuntos sobre família e educação!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor