Você já ouviu falar no termo habilidades socioemocionais nas escolas? Essas habilidades nada mais são que aptidões relacionadas à inteligência emocional. No âmbito escolar, elas cumprem o papel de preparar os alunos para encarar, dentro de suas possibilidades, os muitos desafios e conflitos da sua rotina.
Porém, mais do que prepará-los para o futuro, o desenvolvimento dessas habilidades é algo estratégico no processo educacional. Essas habilidades abrangem o autoconhecimento, a empatia, o espírito colaborativo, a resiliência, que é a capacidade de superar obstáculos, bem como adaptar-se às mudanças e situações adversas.
No entanto, embora essas sejam habilidades típicas do ser humano, é essencial que elas sejam estimuladas e trabalhadas ao longo de toda a vida.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar a você o que são as habilidades socioemocionais nas escolas, a importância dos alunos as desenvolverem e também o papel fundamental que a escola tem neste processo. Confira!
O que são habilidades socioemocionais nas escolas
Você já teve a sensação de falta de controle sobre suas emoções? Isso acontece porque a maioria das nossas habilidades socioemocionais não são estimuladas ou desenvolvidas de forma eficiente.
E, geralmente, esse aprendizado também acontece nas escolas, pois são nelas que os alunos, através dos erros e acertos vão moldando a forma como lidam com os problemas que surgem diariamente, ou seja, as habilidades socioemocionais são testadas e estimuladas a todo momento.
Portanto, as habilidades socioemocionais nas escolas são um conjunto de aptidões desenvolvidas em cada um dos alunos. Elas apontam para dois tipos de comportamento: a relação com eles mesmos (intrapessoal) e também a relação com outros alunos ou pessoas (interpessoal).
Vamos conhecer algumas delas:
Colaboração: a colaboração é importante no ambiente escolar e em qualquer outro, já que ninguém vive sozinho e sempre depende de outras pessoas. Nesse pilar, três pontos são fundamentais a serem desenvolvidos – saber ouvir, se colocar no lugar do outro e propor soluções incorporando as ideias de todos. Ou seja, é importante que todos os alunos trabalhem juntos para desenvolverem resultados e soluções positivas e relevantes para o grupo.
Comunicação: além de ter boas ideias, os estudantes precisam saber como transmiti-las para os outros colegas e pessoas. E como estamos vivenciando um momento em que tudo acontece rápido demais e recebemos muitas informações, elas precisam ter um propósito e serem ditas de forma clara para que haja entendimento. Por isso, a comunicação é uma habilidade socioemocional muito importante.
Criatividade: a criatividade tira os alunos de suas zonas de conforto, incentivando-os a pensar fora da caixa. Quando devidamente estimulada, ela possibilita que todos se conectem a diversas ideias e considerem diversas soluções para cada problema.
Pensamento crítico: refere-se a habilidade de perceber as várias possibilidades de entendimento sobre um assunto, uma vez que existem muitas opiniões sobre um tema. Portanto, é preciso saber filtrar cada uma delas. Um aluno com pensamento crítico é capaz de ver além de seu mundo, de estar aberto para várias perspectivas e, principalmente, disposto a reconsiderar uma opinião com base em diferentes ideias e sempre preservando o respeito aos outros.
Perseverança: é a habilidade de se planejar para alcançar um objetivo, tendo em mente que algumas dificuldades poderão surgir pelo caminho. É importante que os alunos trabalhem a perseverança para que eles não desistam de seus sonhos e saibam valorizar cada passo até a realização deles.
Proatividade: é dar o primeiro passo para iniciar qualquer coisa e não apenas no mundo dos pensamentos, mas também na ação. Atualmente, muitas coisas são dadas para os alunos, fazendo com que eles sejam pouco proativos. Por isso, é tão importante que essa habilidade seja desenvolvida e reforçada durante todo o processo educacional.
Benefícios de desenvolver as habilidades socioemocionais com os alunos
Quanto antes os alunos aprendem a lidar com suas emoções, melhor será ao longo de suas vidas. Dessa forma, quando eles chegarem na vida adulta, terão uma base sólida para enfrentar futuros desafios pessoais e profissionais, por exemplo.
Assim, as crianças e jovens devem começar a gerenciar seus problemas, em graus de dificuldade gradativo e constante, num exercício contínuo. Ou seja, os alunos precisam de estímulo para desenvolver as diversas emoções e o modo de reagir a cada uma delas, de acordo com os acontecimentos.
Ao desenvolver as habilidades socioemocionais, eles vão formando seu caráter, personalidade e se tornando adultos para terem responsabilidade sobre seus próprios atos.
Veja quais são os benefícios que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas escolas traz para a vida dos estudantes:
- ajuda no relacionamento com pais, amigos, e o mundo exterior;
- fornece autocontrole;
- melhora a empatia com colegas e amigos;
- melhora da consciência social;
- melhora o aprendizado na escola;
- permite compreender melhor as emoções;
- previne o bullying.
Como desenvolver a habilidades socioemocinais na escola
Conhecendo um pouco mais sobre as habilidades socioemocionais nas escola, a pergunta que surge é: como elas são desenvolvidas neste ambiente?
Como vimos, essas habilidades podem ser aprendidas, praticadas e ensinadas, principalmente nos primeiros anos de educação.
Engana-se quem pensa que desenvolvendo essas habilidades os alunos terão apenas consciência de suas emoções. Por meio delas, também torna-se mais fácil trabalhar o raciocínio intelectual. E vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz essas competências como fundamentais, sendo esse ensino obrigatório nas escolas.
Dessa forma, para ensiná-las, é muito importante que os educadores, direção e toda a equipe estejam em sintonia com as próprias habilidades desenvolvidas, pois não adianta a instituição contar com profissionais com ótimos currículos, mas que não dão exemplos aos alunos.
Existem diversas formas de se trabalhar as habilidades socioemocionais nas escolas e elas podem ser diferentes de uma para outra. Contudo, algumas atividades podem ser feitas com brincadeiras lúdicas, rodas de conversas, debates e, principalmente, muita experimentação.
Sendo assim, as escolas e pais têm uma grande responsabilidade em suas mãos ao começar a enxergar as crianças e adolescentes como um seres humanos completos, e não somente alunos capazes de assimilar conhecimentos específicos.
E isso só será possível a partir do momento em que houver abertura para uma aprendizagem inovadora, capaz de expandir a experiência do ensino em níveis mais profundos e para além da sala de aula. Assim os alunos levarão essas habilidades por toda a sua vida, influenciando sua qualidade e sucesso como adultos.
Viu como é importante desenvolver as habilidades socioemocionais nas escolas com as crianças e adolescentes? Agora, aproveite para conferir também o nosso artigo e saiba o que é uma escola do futuro e os benefícios que ela proporciona ao aprendizado do seu filho!