Blog da Família

Conheça as 8 características de uma escola ideal para o seu filho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quando se trata da educação dos filhos, o primeiro passo a tomar é a busca por uma escola ideal, não é mesmo?

E escolher a instituição que relacione a expectativa de pais e filhos com o projeto pedagógico é uma tarefa que exige algumas observações. 

Neste artigo, vamos te mostrar quais são as 8 características presentes no dia a dia de uma escola ideal e que irão facilitar a sua escolha no momento de matricular o seu filho. 

Vamos lá?

1. A escola ideal segue os valores da família

No momento de pesquisar a escola para os filhos, os pais devem verificar, primeiramente, quais são os valores que toda a família partilha. É a religião, a autonomia, o respeito aos outros, o meio ambiente ou algum outro?

Os pais devem entender que a escola certa para os filhos é aquela que mais se aproxima com a visão de mundo e de sociedade que a família traz.

Portanto, somente após essa autoanálise será possível visualizar qual tipo de escola o filho se encaixa para realizar o seu processo de aprendizagem. 

E essa questão é fundamental, pois o processo educacional se torna personalizado, uma vez que se baseia também no protagonismo familiar. 

2. A escola ideal possibilita a presença da família

A presença dos pais é essencial no momento das reuniões de Conselho Escolar, mas também é muito importante no acompanhamento diário da rotina escolar dos filhos. 

Isso influi no desenvolvimento escolar da criança e do adolescente, melhorando seu rendimento, além de colaborar na formação de um ambiente escolar mais participativo.

Dessa forma, a instituição precisa manter seus canais de comunicação abertos, para que todos os pais possam debater sobre o desenvolvimento dos filhos. 

E isso também é válido quanto à inclusão, pois a escola deve combater qualquer tipo de preconceito de forma a atender a todos com a mesma qualidade e atenção.

3. A escola ideal possui clima favorável à aprendizagem

A instituição escolar precisa ter um ambiente emocional favorável, para que haja um bom relacionamento entre todas as pessoas envolvidas no trabalho escolar e isso está presente desde a portaria até as sala de aulas com os professores, que precisam dominar os conteúdos da sua disciplina e no acolhimento das turmas, identificando e trabalhando os interesses e sentimentos dos alunos.

4. A escola ideal possui um projeto pedagógico de qualidade

Da mesma maneira que a escola ideal deve possuir um clima oportuno para os estudos, o projeto pedagógico também deve ser claro e apresentar a mesma identidade. 

Ele está relacionado à filosofia da instituição e reflete como o conhecimento será transmitido aos estudantes. E além do cuidado com o currículo escolar, também entram todos os materiais pedagógicos e as avaliações utilizadas por ela.

5. A escola ideal possui infraestrutura

Além da qualidade do ensino, outro fator importante que torna uma escola ideal é a sua estrutura física

Uma estrutura física escolar quando bem organizada, implica de forma direta no interesse e aprendizagem dos alunos. 

Isso também se relaciona na quantidade de alunos em sala de aula. Turmas menores permitem que os professores acompanhem melhor o rendimento dos estudantes e favorece a percepção das dificuldades de aprendizagem a serem superadas.

Portanto, os pais devem analisar muito bem como são os espaços que a escola possui, pois eles também são fundamentais para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos filhos.

6. A escola ideal qualifica seus colaboradores

Um dos principais fatores que colaboram para que a escola se torne ideal é o constante incentivo para que seus colaboradores busquem aprimorar seus conhecimentos com o objetivo de praticar um ensino mais inovador. 

A instituição deve criar oportunidades e reconhecimento para a participação de cursos, especializações e eventos. 

Isso é muito positivo para os professores que se qualificam ainda mais dentro de sua área de atuação. Por outro lado, a escola também passa a ter profissionais cada vez mais capacitados para desempenhar seus papéis.

Além disso, pais e responsáveis se sentem mais seguros em deixar seus filhos sob o cuidado da escola, quando percebem a confiabilidade na sua administração e em professores que colocam amor no que fazem.

7. A escola ideal tem atividades extracurriculares

A vivência na escola é muito mais enriquecida para os alunos, quando ela oferta atividades extracurriculares. 

A diversidade de eventos, como teatro, música e dança têm o objetivo de ampliar o conhecimento cultural, a formação e a sociabilização, refletindo positivamente na forma com que os estudantes passam a enxergar o mundo.

Além disso, a escola que desenvolve diversas atividades permite a conexão dos conteúdos ensinados em sala com questões do cotidiano. E essa interdisciplinaridade é muito importante na construção do conhecimento.

Esse tipo de atividade também serve como alternativa de método de ensino, pois aprender por meio de expressões artísticas e esportivas é muito positivo para o desenvolvimento motor, psicológico e criativo.

8. A escola ideal possui tecnologia

A tecnologia deve ser aliada na educação dos alunos. O uso de aparelhos eletrônicos, vídeos e aplicativos em sala de aula propicia uma interação direta e uma maior participação com relação aos conteúdos abordados. 

São muitas as possibilidades ao utilizar a tecnologia em sala de aula e a escola deve estar atenta às novidades e tendências para melhorar suas metodologias de ensino.

Encontrar a escola ideal para os filhos exige uma observação muito grande dos pais. 

Mas esse esforço é de extrema importância, pois ele se relaciona diretamente com a educação de qualidade que as crianças irão receber. Esperamos que você tenha entendido quais as características de uma escola ideal. E se quiser  saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo com 8 dicas sobre como escolher a escola para o seu filho. Boa leitura!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor