Blog da Família

Escola acolhedora: entenda o que é e a importância para os alunos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A adaptação de uma criança acontece da melhor maneira quando ela está inserida em uma escola acolhedora, mas o período de entrada em uma instituição de ensino também pode influenciar em vários fatores, como traumas, rejeições e constrangimentos. 

Por isso, além do ensino formal, a escola também deve se preocupar com o bem-estar dos alunos e promover seu acolhimento durante todo o ano letivo, como um lugar onde eles possam se sentir respeitados e estimulados. 

Diante disso, saber se a instituição é uma escola acolhedora também se torna um dos requisitos para os pais ou responsáveis na hora de optar pela educação dos filhos. 

Neste artigo, vamos mostrar a você o que é uma escola acolhedora, a sua importância e os benefícios que ela traz para o aprendizado dos alunos. Vamos lá? 

Entenda o que é uma escola acolhedora

A escola tem grande importância na vida das crianças e vai muito além do ensino formal. Ela também está intimamente envolvida no crescimento e no desenvolvimento dos valores e princípios que irão nortear o indivíduo durante toda a sua vida.

Neste sentido, uma escola acolhedora é aquela que possui um ambiente saudável e aberto, acolhendo e compreendendo  todos os estudantes em seu processo de aprendizagem, como também no cumprimento do seu papel social. 

A importância da escola acolhedora para o aprendizado

A escola é um dos ambientes sociabilizantes mais importantes na vida de uma criança, já que  ela passa em média 15 anos de sua vida dentro de uma. Dessa forma, um ambiente acolhedor e estimulante vai muito além de garantir as condições de ensino. 

Uma escola acolhedora também cumpre o papel de formar cidadãos engajados e preparados para o mundo, desenvolvendo os diversos vínculos entre os membros da comunidade.

Quando a escola compreende a importância de acolher bem seus alunos, ela enxerga as individualidades, necessidades e opiniões diferentes, e faz com que as relações entre todos os participantes dela se tornem mais fortes. Vale ressaltar ainda, que a confiança dos estudantes somente é conquistada quando eles são tratados com afeto e de forma individual.

Isso é importante, pois influencia no desenvolvimento social dos alunos, que aprendem a conviver de forma harmônica com as diferenças e também com os possíveis conflitos que possam surgir.

Consequentemente, todas essas questões facilitam as práticas pedagógicas, pois os estudantes se sentem melhor acolhidos pela instituição e tornam-se mais engajados e preocupados com a comunidade em que vivem. 

Além disso, no ambiente escolar acolhedor, os alunos mais tímidos se sentem mais confortáveis para falar abertamente sobre suas impressões em relação ao processo de ensino-aprendizagem. 

E existem outros fatores que tornam a escola acolhedora importante para o aprendizado:

Proporciona um ambiente físico adequado

A estrutura física escolar deve possuir um ambiente arejado, bem cuidado, decorado e equipado para ensinar e atender às necessidades dos alunos. 

Outro fator importante, é a presença de recursos de qualidade. A instituição, deve possuir aparatos tecnológicos para proporcionar uma experiência de ensino mais enriquecedora aos seus alunos, transformando-a em uma escola do futuro.

Também, é fundamental a manutenção dos espaços para que os estudantes tenham as condições físicas adequadas para desenvolverem as atividades fora da sala de aula, como na quadra de esportes, pátio e outras áreas onde ocorrem aulas ao ar livre.

Possui diálogo com pais e alunos

Uma escola acolhedora sempre está aberta à conversa para entender qual o modelo de ensino os pais e filhos desejam.

Muitas escolas ainda desconsideram que essa interação influencia no poder de escolha e que principalmente ajudam a contribuir com a melhoria da educação. 

Envolve a comunidade 

A escola acolhedora sabe quais os impactos que a educação traz para as pessoas ao redor, o que que não envolve somente os pais, alunos e professores, mas para toda a comunidade de uma região.

Isso faz com que ela tenha conhecimento sobre os interesses da população quanto ao ensino, cumprindo dessa forma o seu papel perante a sociedade, formando indivíduos com caráter, valores e princípios para uma realidade melhor para todos.

Benefícios de uma escola acolhedora

São muitos os benefícios que uma escola acolhedora pode apresentar para o aprendizado dos alunos.  

E muito mais do que uma lembrança da época de estudos, ela fortalece relacionamentos, favorece o ensino e estimula melhorias na estrutura da educação. Vamos ver quais são eles:

1. Cria vínculos afetivos

Quando a escola acolhe seus alunos com carinho e preocupa-se em manter a individualidade de cada um, consequentemente, ela conquista a confiança por parte deles.

Assim, os vínculos afetivos surgem com os demais colegas, funcionários, professores e com todos envolvidos no ambiente escolar. 

Isso é fundamental para o desenvolvimento social, assim como preserva a tranquilidade no espaço de estudos.

2. Engaja os alunos 

Quando bem acolhidos no ambiente escolar, os alunos tendem a ser menos tímidos, demonstrando maior interesse pelos conteúdos e se sentem mais confortáveis para falar abertamente sobre diversos assuntos.

O engajamento também é perceptível na atenção que eles aplicam nos ensinamentos do professor, quando se preocupam em contribuir com as atividades, e, consequentemente, no rendimento das suas avaliações.

3. Facilita o aprendizado

Uma vez que os alunos são bem acolhidos pela escola e passam a ter mais engajamento pelo ensino, eles também possuem maior facilidade no momento de aprender.

Isso ocorre, pois eles se tornam mais suscetíveis ao se relacionarem com a escola e com os professores, e dessa maneira, se tornam mais abertos para assimilar o conteúdo.

A sensação de segurança também é outro componente de uma escola acolhedora, que irá detectar possíveis transtornos ou dificuldades de aprendizagem, contribuindo, assim, com a motivação de todos.

4. Incentiva o respeito 

Muitos estudantes se tornam grandes amigos dos professores e demais funcionários da escola. Isso acontece porque a barreira entre eles deixa de existir, por meio da construção de um bom relacionamento que substitui a rigidez pela maleabilidade e respeito mútuo.

5. Traz melhorias para a escola

O processo de acolher o aluno e dar atenção ao que ele diz, melhora de forma considerável o nível da educação, uma vez que a escola consegue ter noção do que realmente está funcionando ou não.

Além disso, uma escola acolhedora tem a tomada de decisões mais facilitada, tendo em vista que isso também reduz o processo de hierarquias e possibilita uma gestão escolar mais participativa.Viu só como é importante optar por uma escola acolhedora para a educação dos filhos? Esperamos que este artigo tenha apresentado a você o que faz uma instituição ser assim, e consequentemente, ele te ajude no momento de decidir a escola do seu filho. E se quiser saber mais sobre o assunto, temos outro artigo que mostra qual é a importância da estrutura física da escola. Boa leitura!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor