Blog da Família

Como saber se o ensino da escola é bom para o aprendizado do seu filho

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quando o assunto é a escolha de uma instituição educacional para os filhos, uma das questões que vem a cabeça dos pais é “como saber se o ensino da escola é bom?”. 

Acertar nessa decisão significa que a criança estará em um ambiente saudável, propício para o seu desenvolvimento e com todos os recursos necessários para atingir excelentes resultados.

Mas para que isso aconteça de fato, é fundamental avaliar a qualidade da escola. Alguns indícios ajudam nessa descoberta para ver se a opção considerada é ou não a melhor. 

E para ajudar você, vamos te apresentar algumas questões para levar em consideração durante essa avaliação. Vamos ver quais são elas?

 

A escola oferece os requisitos imprescindíveis para a família?

O primeiro passo de como saber se o ensino da escola é bom, refere-se à busca por instituições de ensino que ofereçam uma formação completa para os filhos.

Aqui, vale a máxima do que os pais consideram importante para a educação dos filhos. Seria a permanência deles em tempo integral, a aprendizagem de outro idioma, o trabalho com atividades esportivas e recreativas?

Verificar se a instituição oferece esses requisitos torna-se fundamental para que a sua decisão seja mais assertiva.

Como é a localização e segurança? 

Encontrar uma escola que fique perto de casa pode ser muito bom, principalmente quando se trata das grandes metrópoles. Pois se a escola ideal fica do outro lado da cidade, a criança vai levar horas no trânsito, tanto para ir, quanto para voltar, e isso significa mais estresse, cansaço, menos energia para estudar e fazer atividades de lazer. 

Vale lembrar, que a escola também precisa ter todos os cuidados com a segurança dos alunos, como controle do acesso de pessoas e os processos bem claros, para os casos de emergência.

O ambiente escolar é acolhedor?

Outro ponto importante de como saber se o ensino da escola é bom, consiste em verificar se determinada instituição é uma escola acolhedora

Uma dica é visitar o local e observar como você será recebido, assim como analisar o relacionamento entre as pessoas. Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? 

Então, a educação começa desde a portaria de uma escola. Bons colégios constroem ambientes acolhedores, em que as pessoas se respeitam, são agradáveis e resolvem os conflitos pelo diálogo.

Como é a metodologia de ensino da instituição?

Esse requisito se encaixa perfeitamente em como saber se o ensino da escola é bom. A forma como uma escola ensina para seus alunos é determinante para a sua qualidade. 

Em primeiro lugar, voltamos às necessidades dos pais e dos filhos. Pois é importante que os valores seguidos ali estejam alinhados com os da família. Não adianta  nada ensinar sobre tolerância e respeito à diversidade em casa, se a escola não pratica isso.

Também, é fundamental conhecer os métodos de avaliação adotados e o aprofundamento dado em cada disciplina. Assim, é possível ter uma boa visão de qual será o nível de aprendizado do seu filho.

Quem são os profissionais do local?

A escola compartilha com os pais a importante missão na formação dos alunos, preparando-os para se tornarem bons cidadãos. Sendo assim, o próximo passo de como saber se o ensino da escola é bom, visa conhecer os profissionais que atuam naquela instituição.

Todos os membros da comunidade escolar contribuem direta ou indiretamente para a formação dos estudantes, por isso, é importante que todos os colaboradores também estejam preparados para alcançar esse objetivo. 

Mas como não é possível conhecer todos eles de uma só vez, é interessante que os pais saibam ao menos quem serão os professores do seu filho e a equipe gestora da escola, como direção, secretaria e coordenação pedagógica, por exemplo.

Você pode verificar se professores e gestão possuem formação específica para as atividades que desempenham e as suas experiências. Quanto mais conhecimento técnico e prático tiverem, melhor será o ensino oferecido ao seu filho.

Isso se torna importante para a interação entre família e escola, e identificar outras semelhanças entre a educação dos pais com o ensino oferecido pelo colégio.

O ensino é de qualidade? 

Como saber se o ensino da escola é bom, também passa pela análise da qualidade do ensino oferecido pela instituição. 

Uma ótima maneira de apurar isso, é pesquisar qual a posição da escola nos rankings da educação. Mas outros aspectos também contam, como a formação dos professores, o currículo diversificado, atividades de artes, música, esportes, robótica, idiomas, o uso das tecnologias em sala de aula etc. 

Como é a estrutura da escola?

A estrutura física é outro fator determinante de como saber se o ensino da escola é bom. Ela fornece conforto, estimula o desempenho dos alunos?

Uma instituição precisa ter salas de aula confortáveis, arejadas, com boa luminosidade, instalações adequadas e recursos de mídias e tecnologias disponíveis para estimular ainda mais o aprendizado.

Você pode verificar também se ela possui espaços apropriados para a prática de atividades esportivas e de lazer, se existem áreas para incentivar a leitura, a existência de laboratórios, áreas externas e segurança.

Quais são as atividades extracurriculares oferecidas?

Para estimular habilidades que vão além dos conhecimentos formais cobrados nas avaliações, é importante que a escola ofereça atividades extracurriculares.

O ensino de outros idiomas, aulas de esportes, artes e música estimulam o interesse e o desenvolvimento dos alunos.

Como a intenção é saber se o ensino da escola é bom, verificar essa oferta de atividades fora da sala de aula é um fator de influência. 

Qual a opinião de outras famílias sobre a escola?

Por fim, outra dica de como saber se o ensino da escola é bom, nada mais é que dialogar com outros pais e alunos que estão inseridos em determinada comunidade escolar. 

Esse bate-papo auxilia a levantar informações de como é o dia a dia no colégio, a qualidade do ensino e o atendimento às famílias. Conhecer essa vivência por outros pais te ajudará a decidir com maior segurança se o seu filho deve estudar ou não em determinada escola.

Ao colocar essas questões em prática, você terá mais segurança para avaliar a qualidade na escola. Se o resultado for positivo, matricular seu filho na instituição trará retornos muito positivos.Viu como saber se o ensino da escola é bom precisa passar por alguns critérios a serem analisados? Esperamos que este artigo tenha abarcado as perguntas para te guiar em busca de uma escolha mais assertiva. E para continuar por dentro do assunto, indicamos outro artigo do nosso blog com 8 dicas sobre como escolher a escola para o seu filho. Boa leitura e até mais!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor