Blog da Família

Veja 3 dicas de como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares para que seu filho tenha um melhor estudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Saber como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares para o seu filho para que ele tenha melhores oportunidades de aprendizado, é um desafio grande. Mas, uma excelente notícia, é que, atualmente, esse desejo não é mais distante e pode se tornar real.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, o Brasil teve 7,9 milhões de alunos matriculados no ensino médio em 2017. Desse total, 88% estavam na rede pública de ensino. Contudo, o relatório de Síntese de Indicadores Sociais 2018, do IBGE, divulgou que apenas 36% dos alunos que completaram o ensino médio na rede pública entraram em uma faculdade, enquanto em relação ao aluno do ensino médio da rede privada, esse percentual mais do que dobra: 79,2%. 

Portanto, se preocupar com uma formação de qualidade é muito importante para que seu filho consiga entrar em uma faculdade, conquistar um bom emprego, etc. Porém, um ótimo ensino traz mais benefícios do que isso. 

A base educacional de uma boa escola também oferece as ferramentas necessárias para que seus alunos realizem as mais diferentes conquistas ao longo da vida. Afinal, também é dentro da escola eles que passam a projetar uma vida adulta e a traçar as metas para o futuro. 

Neste artigo, vamos mostrar a você o que é uma bolsa de estudos, quais são seus tipos e algumas dicas de como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares. Siga a leitura e descubra se você pode solicitar um desses benefícios para o seu filho!

O que é uma bolsa de estudo? 

A bolsa de estudo refere-se a um auxílio financeiro voltado para os estudantes, sejam eles do ensino básico, da graduação ou da pós-graduação. 

O objetivo dela é ajudar com os custos das mensalidades e, em outros casos, também cobrir com despesas que incluem material escolar, transporte e o alojamento do estudante.

Uma bolsa de estudos pode ser obtida tanto em instituições públicas quanto privadas, mas elas não são liberadas para todos os alunos. Existem pré-requisitos próprios para isso e você precisa se enquadrar em todos eles para conseguir o benefício. E isso varia muito, conforme o tipo de auxílio desejado. A seguir, vamos te mostrar cada um deles.

Quais os tipos de bolsa de estudos? 

De maneira geral, uma bolsa de estudos pode ser divididas em quatro categorias:

  • acadêmica: voltada para os alunos que apresentam um excelente desempenho nos estudos ou para aqueles que participam de projetos científicos ou de monitoria;
  • desconto: é uma bolsa de auxílio amplo, ofertada em forma de descontos para alunos de vários perfis.
  • econômica: destinada a pessoas de baixa renda;
  • esportiva ou artística: concedida para estudantes que fazem parte de times ou que se destacam em alguma modalidade artística.

Agora que você já entende o que é uma bolsa de estudos e seus diferentes tipos de auxílios ofertados, chegou o momento de ver 3 dicas de como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares. Confira! 

Como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares?

Como vimos, a escolha de uma escola particular para realizar os estudos do seu filho é muito importante para que você possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Portanto, saiba que é possível ver seu filho estudando em uma escola particular, mesmo que você tenha uma renda familiar mais baixa, pois existem escolas que oferecem descontos na matrícula e mensalidades e que também privilegiam a excelência do histórico escolar dos alunos. 

A seguir, veja as 3 dicas de como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares.

1. Motive seu filho a estudar

Para que seu filho consiga se destacar da concorrência por uma vaga na rede privada de ensino é preciso que ele esteja bem preparado. Geralmente, as escolas particulares, que oferecem bolsa de estudos, exigem que o aluno tenha desempenho exemplar no histórico escolar. Não é raro encontrar a exigência de uma média geral acima de 9 (em uma escala de 0 a 10). Você consegue saber essa nota, calculando a soma das avaliações finais do ano letivo do seu filho, dividindo pelo número de disciplinas que ele fez.

Também existem dicas para os pais ajudarem os filhos com os estudos. Um excelente começo é pensar que participar da educação dos filhos não corresponde somente à cobrança da nota 10 nas matérias ou no conceito A, mas em acompanhar o seu desenvolvimento e mostrar interesse no que ele está aprendendo. 

2. Tenha uma carta de recomendação

Se seu filho estuda em escola pública e você quer saber como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares, uma dica muito boa é ir até à secretaria da escola que você almeja para o seu filho e perguntar sobre a possibilidade de uma bolsa de estudos. 

Uma forma de ter mais sucesso nessa tarefa é mostrar os motivos pelos quais ele merece a bolsa de estudos. Para isso, tenha uma carta de recomendação da antiga escola em mãos, em que esteja descrito o desempenho escolar dele, as principais conquistas, habilidades e qualidades.

3. Inscreva seu filho em concursos de bolsa de estudos

Todos os anos, muitas instituições de ensino passam por processos de renovação em seus métodos de inclusão de novos alunos. 

A bolsa de estudos é um método já conhecido que visa oferecer oportunidade de estudo aos jovens por meio de um teste seletivo prévio. Geralmente, a porcentagem de desconto é proporcional à média obtida na prova, o que faz do concurso de bolsas de estudos uma ferramenta bastante democrática e que depende exclusivamente da dedicação do próprio aluno.

Se você está procurando por isso, confira o Concurso de Bolsa Rede Decisão 2021 e inscreva seu filho, pois as bolsas vão até 70% e são voltadas para alunos do Fundamental I ao Ensino Médio. 

Podem participar alunos e não alunos da Rede Decisão do 2º ano do Fundamental I até a 2ª série do Ensino Médio. A prova terá aplicação 100% digital.

A Rede Decisão conta com unidades que atendem ao ensino infantil, fundamental e médio com várias unidades em Belo Horizonte e São Paulo. Ao optar pela Rede Decisão, seu filho terá:

  • o ensino forte: uma vez que possuímos professores dedicados, exigentes e com metodologia eficaz;
  • acolhimento: com carinho e proximidade, em que cada estudante é único e confiante em si mesmo;
  • segurança: com um ambiente de estudo onde o aluno se sente cuidado e protegido;
  • inovação: com tecnologia pedagógica que prepara o estudante para o mundo;
  • autonomia: com o desenvolvimento de líderes, com valores responsáveis por suas escolhas e que respeitam o coletivo.

Esperamos que você tenha gostado das 3 dicas de como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares para o seu filho. Agora, aproveite para conferir nosso próximo artigo para saber quais são as características de uma escola ideal para o seu filho!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor