Blog da Família

Aprenda 14 atividades com a família bem simples de fazer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quanto tempo você gasta brincando com seus filhos ou fazendo atividades com a família? Sabia que não é preciso muito? Cerca de 30 minutinhos ao dia já são suficientes para que eles cresçam mais seguros e felizes. 

Participar de momentos com brincadeiras coletivas faz com que os pais conheçam mais as crianças e também auxilia no desenvolvimento delas, em aspectos como o aumento do vínculo afetivo, o compartilhamento, o reconhecimento do outro e o respeito. 

Nem sempre isso vai ser fácil, mas não custa nada tentar absorver a energia da garotada que já é ligada no 200 volts e cair na brincadeira com ela! 

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas brincadeiras bem simples para fazer com toda a família. Aprenda agora e faça com seus filhos!

1. Cabana

Brincar de fazer cabaninha na sala é muito divertido. A engenharia do projeto pode ser feita com cadeiras, cabos de vassoura, caixas de papelão e aquele monte de lençol e cobertores para dar um toque mais confortável para o ambiente. Ali dentro, os pais podem ter um momento de leitura  e, por que não, promover uma festa do pijama com os filhos? #FicaADica!

2. Cabo de guerra em almofadas

A diferença desse cabo de guerra é que o lado perdedor irá cair em uma base macia, feita com um montinho de almofadas, por exemplo. Para fazer a brincadeira, também é necessário uma corda para servir de cabo para que os times possam puxar. 

3. Cantinho da leitura

Caso os filhos não tenham um cantinho da leitura específico em casa, uma boa ideia é montar a cabana para isso. A criançada vai se sentir muito animada com este momento.

4. Caça ao tesouro sensorial

Dentre algumas atividades com a família, a caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida utilizando alguns objetos sensoriais. A proposta é que eles tenham texturas bem diferentes, como lisa, áspera, aveludada, macia e rígida. Depois de escondidos, basta pedir para as crianças encontrarem os itens pela casa. 

O uso de um cronômetro ou o relógio pode tornar a brincadeira mais emocionante e incluir a turminha com mais idade. 

5. Concurso de Poses

A ideia é imitar as poses que algum personagem que as crianças gostam fez no filme ou desenho. Os pais também podem criar esses movimentos no papel e mostrar para os filhos. Depois, basta pedir para elas copiarem o que estão vendo. Esse é um jeito superdivertido de brincar com todo o corpo.

6. Contação de histórias

Para aproveitar os momentos em família, outra dica é promover uma contação de histórias. A dinâmica pode funcionar com os pais lendo o livro preferido dos filhos junto com eles ou cada um pode inventar uma história diferente.

7. Corrida do algodão

O desafio dessa atividade é transferir as bolas de algodão de uma vasilha para a outra, mas com os olhos vendados e usando uma colher. Mas não vale usar a mão que não está segurando a colher. Quem transferir o maior número de bolinhas  em um determinado tempo ganha. 

A brincadeira pode parecer fácil, mas como as bolas de algodão são leves, não dá para sentir o peso direito. Com isso, ao serem transferidas, as bolinhas vão caindo para fora do pote. As crianças vão adorar!

Leia também: 9 dicas para os pais ajudarem os filhos nos estudos e terem melhor desempenho escolar!

8. Encaixe de formas

A primeira fase dessa atividade vai exigir que pais e filhos desenhem quadrados, triângulos, círculos, retângulos e várias outras formas vazadas numa cartolina com canetinha ou no chão utilizando uma fita adesiva. Depois, basta cortar papéis coloridos com essas mesmas formas e tamanhos e pedir para que os pequenos brinquem de encontrar onde elas se encaixam!

9. Massinha 

Brincar de massinha é sempre muito gostoso e faz com que as crianças soltem a criatividade. Os pais podem participar dessa atividade criando suas peças ou ajudando os filhos no que eles estiverem construindo. Outra ideia e fazer a própria massinha em casa. 

10. Pintura com água

A proposta dessa atividade é mudar um pouco as brincadeiras de pintar adicionando o elemento, água. Em seguida, basta separar um pote com água, pincel e pedaços de papelão. As crianças vão, então, pintar o papelão com água e observar como ele a absorve e verificar o resultado do seu trabalho. 

11. Pista de carrinho

Essa atividade também é bem simples. Primeiro os pais precisam colocar pedaços de papel pelo chão da casa e prendê-los com fita adesiva. Em seguida, basta desenhar com um giz de cera algumas ruas, casas, prédios, hospitais, escolas, parques, etc sobre eles junto com as crianças.  

12. Telefone sem fio

Essa brincadeira é um clássico das atividades com a família. Para fazê-la, os pais precisam de duas latinhas vazias, sem tampa e limpas. O próximo passo é fazer um furinho no fundo delas para poder amarrar o barbante. O tamanho da linha vai depender da distância em que a brincadeira vai acontecer, mas a nossa dica é não ficar muito longe, pois o telefone pode não funcionar direitinho. Feito isso, basta colocar a conversa em dia com a criançada!

13. Tênis de bexiga

Sabe aqueles pratinhos de festa descartáveis? Então, se você colar um palito de picolé na ponta, ele se torna uma raquete para um animado jogo de tênis com balão. Uma dica para deixar a atividade ainda mais legal é prender um tecido, como um lençol, por exemplo, em duas cadeiras para poder transformar a sala de casa numa quadra de verdade. A diversão com seus filhos vai ser garantida!

14. Boliche

Para fazer essa atividade os pais vão precisar de seis a dez garrafas pets vazias, rolinhos de papel higiênico ou outro material que simule os pinos do boliche e uma bola feita de meia para não machucar ninguém. Agora, é só organizar uma pista de boliche e fazer aquela diversão com os filhos! Viu como é fácil propor atividades com a família em casa? Escolha alguma delas para experimentar com seus filhos e se eles gostarem faça outras também! Temos mais ideias como essas no nosso artigo: Os benefícios de criar uma rotina para as crianças e 5 dicas para começar essa tarefa!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor