Blog da Família

A importância das brincadeiras para a educação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para o desenvolvimento saudável de um indivíduo é muito importante que tenha existido, durante a infância, uma relação interativa, segura e divertida entre a criança e seus tutores, como já enfatizado no estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Além deste, diversos profissionais de psicologia infantil, bem como pedagogos, citam de forma constante sobre o resultado entre o contato entre pais e filhos e o comportamento infantil resultado dessa interação. 

A construção de um ambiente saudável e amigável é responsabilidade, principalmente, dos tutores, mas deve envolver todos os membros da família e não só o vínculo entre a mãe e a criança ou o pai e a criança. É essencial que ambos tenham uma boa relação e compartilhem de momentos afetuosos e divertidos, bem como, participem da rotina diária da criança, acompanhando cada etapa de seu desenvolvimento pessoal.

Engana-se quem pensa que é preciso de um grande montante de dinheiro ou de atividades trabalhosas para que a criança envolvida divirta-se durante as atividades estabelecidas por seus pais. Os exercícios podem melhorar consideravelmente o laço afetivo e impulsionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais para a criança, porém sua principal importância é tornar o relacionamento familiar mais leve e divertido.  

Também é possível promover atividades sociais com membros e amigos externos ao núcleo familiar para que a criança ocupe seu tempo com atividades divertidas sem comprometer o tempo de seus pais ou tutores. Outro grande aliado na educação infantil, que também se encontra de maneira externa ao núcleo familiar  é a escola, que se torna grande responsável por promover atividades educacionais e sociais para o desenvolvimento cognitivo e psicológico do indivíduo na fase infantil. 

Por assumir tanta importância, uma boa escola deve ser bem selecionada e ter uma boa relação com os responsáveis da criança, para que todas as necessidades de ambas as partes sejam supridas. Apesar de este órgão educacional não poder ser considerado o único responsável pela formação de um indivíduo, ele se destaca ao lado do núcleo familiar, sendo necessário e de grande influência para o futuro da criança. 

A escola também se destaca na agenda dos responsáveis e das crianças, já que promove a maior parte de atividades e ensinamentos no dia a dia, tornando atividades positivas em rotina, promovendo ambientes saudáveis e seguros para o desenvolvimento infantil e principalmente aliviando a rotina dos pais sem tirar o protagonismo destes. 

É de suma importância que o dia a dia do indivíduo em desenvolvimento seja preenchido com a presença de seus pais de forma plena, ou seja, através de atividades que promovam contato e demonstre que a atenção está direcionada para a criança e apenas para ela, assim como  organizar brincadeiras educativas e divertidas para pais e filhos ou tutores e tutorados. 

Geralmente tais atividades são estabelecidas antes ou depois do período em que a criança está na escola. Portanto, tais atividades não precisam ser muito longas ou ter uma constância excessiva, mas serem suficientes para que o núcleo familiar seja próspero e agradável para todos os envolvidos nele. Entre os diversos benefícios das atividades e brincadeiras promovidas, as mais importantes e observadas pelos estudiosos interessados nesse tema, são: relação afetuosa e amorosa entre pais e filhos, maior confiança da criança direcionada aos pais, maior autoconfiança, Melhor desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motivacional saudável, com fortes habilidades de resolução de problemas.

Lembrando que a infância é a base para o desenvolvimento do indivíduo. Em um mundo cheio de informações, a educação infantil se torna cada vez mais importante. Por isso, é fundamental escolher uma escola que ofereça oportunidades para a criança desenvolver habilidades e aprender novas vivências. Se você está pensando em colocar seu filho na educação infantil, mas ainda está em dúvida, conheça nossa nova unidade em Guarulhos. Agende uma visita clique aqui. 

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o autor